Desporto
08 Novembro de 2021 | 08h36

Palancas Negras começam preparação para desafiar o Egipto

A Selecção Nacional de futebol de honras realiza esta segunda-feira (08), às 9h00, no Estádio dos Coqueiros, em Luanda, a primeira de quatro sessões de treinos antes do jogo com o Egipto, marcado para a próxima sexta-feira, às 20h00, no Estádio 11 de Novembro, referente à 5ª jornada da eliminatória do grupo F, de acesso ao Mundial de 2022, no Qatar.

Sem hipóteses de qualificação, os Palancas Negras vão cumprir calendário e esperam encerrar com vitória os derradeiros jogos das eliminatórias, para fugirem da posição de "lanterna vermelha” do grupo.

Neste dia inicial de trabalhos, Pedro Gonçalves não deve contar com todos os jogadores disponíveis. O grupo de convocados, a evoluir na Europa, é aguardado, apenas, a partir desta segunda-feira, em virtude dos jogos realizados no fim-de-semana.

A selecção está concentrada no Hotel Epic Sana desde o princípio da noite de ontem, tendo os jogadores a evoluírem no Girabola sido os primeiros a integrarem a concentração.

Os médios Ary Papel e Fredy falham o jogo por razões distintas: o primeiro cumpre castigo federativo por acumulação de cartões amarelos, ao passo que o segundo está dispensado, segundo consta, a pedido do próprio.


Estreante

O médio Domingos Andrade, de 18 anos, da equipa de sub-23 do Sporting de Portugal faz a sua estreia nos Palancas. O jogador não conseguiu esconder, em declarações ao diário desportivo português "A Bola”, a enorme satisfação pela chamada, pela primeira vez, para vestir as cores nacionais.

"Sinto-me orgulhoso e feliz por ter a oportunidade de representar o meu país. Agradeço à estrutura do Sporting, também aos treinadores e aos meus companheiros de equipa pela adaptação que não tem sido fácil, mas que com a ajuda deles está a ir no bom caminho”, disse o jogador, radiante com a convocatória.

Foram chamados os seguintes jogadores: Ricardo Baptista, Augusto e Hugo Marques, guarda-redes; Buatu, Karanga, Tó Carneiro, Gaspar, Pedro, Vidinho, Kinito, Eddie Afonso, defesas; Carlinhos, Show, Herenilson, César Sousa, Estrela, Mário Barbúrdia, Megue, Domingos Andrade, médios; Lépua, Daniel Liberal, Capita, Jerémie Bela, Hélder Costa, Ary Papel, Depu, Zine Salvador, Mbala Nzola, avançados.

A presença do veterano Mateus Galiano, entre os convocados, é outro dos destaques da lista divulgada pelo seleccionador Pedro Gonçalves. O antigo capitão dos Palancas fará o seu jogo de despedida com a camisola da Selecção Nacional.
O seleccionador justifica a integração do veterano nos convocados com a necessidade de se "prestar um tributo ao jogador”, mas, sobretudo, proporcionar ao antigo capitão uma oportunidade "para que se possa despedir diante daqueles que são os adeptos angolanos num jogo de cartaz do panorama africano e mundial”, ao que espera ser "partilhado por todos”.


Observar jogadores

O jogo com o Egipto servirá, segundo Pedro Gonçalves, para observar novos jogadores e potenciá-los tendo em vista os próximos compromissos. O técnico português diz estar focado na projecção do futuro dos Palancas Negras.

"É uma oportunidade de crescermos com os melhores, testarmos e podermos potenciar os talentos que queremos potenciar para o futuro, para que um dia mais tarde sejam eles os melhores”, adiantou-se a esclarecer, Pedro Gonçalves, que não poupa elogios à selecção do Egipto.

"Vamos jogar contra uma selecção do Egipto candidata a qualificar-se e a mais titulada ao nível do panorama africano, que esteve no último Mundial e, inclusive, neste momento conta com o melhor jogador do mundo, Salah. É uma selecção com vastíssimo potencial e que vem para obter a qualificação e na máxima força”.

 "Face à nossa realidade, aquilo que decidimos fazer é olharmos para o futuro e de uma forma mais significativa e circunstancial marcar nesta convocatória esta perspectiva, construir de forma sólida uma selecção que seja competitiva no momento, com jogadores que possam acalentar no futuro e a médio prazo atingir as próximas competições, desde que a Federação consiga reunir as condições e os recursos”, acrescentou, Pedro Gonçalves.

Na quarta-feira, a selecção tem agendado um jogo amistoso com o Interclube, que deve servir de ensaio da táctica e do modelo de jogo a utilizar diante do Egipto.

Angola ocupa a última posição do grupo, com três pontos, mercê de três derrotas ante o Egipto e Líbia, ambas por 0-1, e Gabão, por 0-2, depois de vitória sobre os gaboneses, por 3-1. O Egipto lidera o grupo com 10 pontos, a Líbia é a segunda colocada (6) e o Gabão ocupa a terceira posição (4).

Fonte: JA