Segundo o secretário de Estado para o Ensino Pré-escolar, Pacheco Francisco, que falava em conferência de imprensa, o processo vai decorrer até ao dia 15 deste mês.
Para o efeito, os candidatos devem ser cidadãos angolanos, com idades compreendidas entre os 18 e 35 anos, com formação especializada.
O Executivo anunciou, recentemente, a realização de concursos públicos regulares, no sector da educação, para a contratação de mais de 23 mil professores, com vista a preencher, paulatinamente, com quadros capazes, as infra-estruturas que estão a ser erguidas no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), a nível dos 164 municípios do país.
O recrutamento de mais quadros permitirá garantir o funcionamento imediato das escolas tão logo a construção ou reconstrução sejam concluídas.
Francisco Pacheco adiantou que serão admitidos professores do ensino primário, secundário e educadores de infância, formados em escolas pedagógicas.
Apesar de reconhecer ainda não serem suficientes, o responsável avançou que responde de forma especifica e preenche as vagas deixadas por aposentados, falecidos e professores transferidos.
Para além do concurso público de ingresso, o MED está também a promover um concurso de actualização de carreiras e promoção de 181.624 docentes, no quadro dos acordos com o Sinprof.
Dados disponíveis indicam o concurso público de ingresso realizado em 2018 permitiu o enquadramento de 18.656 professores. Em 2019, foram enquadrados 10 mil aprovados, no quadro do segundo concurso público de ingresso promovido pelo actual Governo em função desde 2017.
O sector conta, actualmente, com 210.674 docentes.
Fonte: ANGOP