Desporto
02 Novembro de 2021 | 11h41

Autor do golo do título mundial fora da seleção

O atacante Heno Guilherme, que marcou o último golo que deu o título no Campeonato do Mundo de futebol para amputados, em 2018, no México, será ausente do Africano das Nações (CAN`2021), a disputar-se de 25 de Novembro a 5 de Dezembro, em Dar es Salaam, Tanzânia.

O preponderante atleta, que desde 2019 evolui na Turquia, rubricou recentemente contrato com a formação do Etimesgut Sport Clube, que exigiu a sua presença imediata, negando qualquer hipótese de negociação, inclusive com o Comité Paralímpico Angolano (CPA).

Heno Guilherme tem sido, ao longo dos anos, um jogador preponderante e esteve presente nas três últimas conquistas do combinado nacional, designadamente, de vice-campeã do mundo (México´2014), de campeã do mundo (México´2018) e de campeã africana (Angola´2019).

No México´2018, Angola venceu na final a Turquia, por 5-4, após marcação de grandes penalidades, mercê da  igualdade a três bolas no tempo regulamentar.

Na ocasião, Heno rubricou o tento da conquista. Antes, o guarda-redes Jesus Mateus defendeu o que seria o quinto golo do oponente.

Em declarações esta terça-feira à ANGOP, em Luanda, o seleccionador nacional Augusto Baptista "Cheto” lamentou a situação, após esforço pessoal e do CPA para que o jogador fosse dispensado.

A selecção nacional conta ainda com dois outros atletas que evoluem no campeonato turco, aguardados brevemente no país, designadamente, João Chiquete e Catarino de Carvalho (ambos atacantes).

No CAN da Tanzânia, Angola figura no grupo B com o Quénia, Rwanda e o Zanzimbar (Zanzibar é um arquipélago da Tanzânia na costa da África Oriental).

O grupo A é constituído pela Tanzânia, Serra Leoa, Uganda e Marrocos, o C pela Libéria, Camarões, Gâmbia e Etiópia, enquanto o D, com apenas três, integra a Nigéria, Ghana e o Egipto.  

Eis a lista de pré-convocados:

Guarda-redes: Jesus Mateus (1 de Junho de Viana), Augusto Lilito (03 de Dezembro do Moxico) e Sebastião Canjuloca (Misto do Huambo)

Defesas: Celestino Elias (Misto do Huambo), Francisco Amaro (1 de Junho de Viana), Paciência Félix (Misto de Viana) e Rocha Manuel (Benguela)

Médios: Laurindo Lucamba (Misto do Huambo), Hilário Kufula (Misto de Benguela), Jesus Morais (1 de Junho de Viana), Marcelino Alfredo (Misto de Viana)

Avançados: José Candieiro (Misto do Huambo), Sabino António Joaquim (03 de Dezembro do Moxico), João Chiquete e Catarino de Carvalho (evoluem na Turquia).

A selecção nacional encontra-se em Benguela, onde cumpre a segunda e última etapa de preparação visando o africano. A primeira decorreu em Luanda.