COVID-19
01 Novembro de 2021 | 15h27

SIC detém técnico por falsificação de cartões de vacina

O Serviço de Investigação Criminal (SIC) na Lunda Sul, deteve nesta segunda-feira, em Saurimo, um técnico de saúde envolvido nos crimes de falsificação de documentos e comercialização de cartões de vacina contra a Covid-19.

O presumível autor foi detido devido a denúncia dos munícipes que precisavam tomar a vacina e posteriormente receberem o cartão, documento que certifica ter apanhado as duas doses, para lhes permitir viajar e participarem de concursos públicos.

Em declarações à imprensa, o coordenador adjunto da comissão multissetorial de combate e prevenção a Covid-19, Viegas de Almeida, assegurou que a vacina está a ser ministrada de forma gratuita em todo país, lamentando que algumas pessoas tenham comportamentos nada abonatórios, para todo um esforço do Executivo.

Por este facto, apelou os munícipes a denunciarem todas irregularidades que forem registados ao Gabinete provincial da Saúde e aos órgãos de defesa e segurança, para a sua responsabilização.

Viegas de Almeida reforçou o apelo a população no sentido de continuar a observar as medidas de biossegurança, de modos a cortar a cadeia de transmissão da doença, uma vez que o país regista circulação comunitária do vírus.

O técnico será presente ao ministério público.

Desde o início da pandemia, a Lunda Sul já realizou 93 mil testes, entre sorológicos, Elisa e moleculares, tendo registado 820 casos positivos, 784 recuperados e 36 óbitos. Actualmente a província não tem nenhum caso registado.

Director do Gabinete Provincial da Saúde na Lunda Sul, Viegas de Almeida © Fotografia por: João Wassamba (Angop)

Fonte: ANGOP