Falando à Angop sobre as medidas de prevenção nas unidades de ensino, o responsável precisou que, nesta altura, as escolas dependentes directamente do Gabinete Provincial da Educação, nomeadamente os colégios, liceus, institutos e magistérios, começaram a receber kits compostos por lixívia, máscaras faciais, álcool em gel, viseiras, sabão, cestos para depósito de lixo, baldes de limpeza, papel higiénico, vassouras e luvas de borracha.
O processo de distribuição dos meios arrancou na passada terça-feira (31) no Colégio Amílcar Cabral, na cidade de Malanje, por ocasião da abertura do ano lectivo 2021/22, e vai abranger faseadamente todas as instituições de ensino do centro urbano.
Entretanto, Manuel Osório reiterou que a lavagem regular das mãos com água e sabão ou desinfestação com álcool em gel, bem como o distanciamento físico, por parte dos professores, alunos e outros utentes das instituições de ensino, constitui obrigação, pelo que se leva a cabo um trabalho árduo para estimular o seu cumprimento.
Nesta senda, as escolas estão orientadas no sentido de todos os dias, antes e depois das aulas, os docentes elucidarem os alunos sobre as medidas profiláticas da Covid-19 e explicarem os seus sintomas, complicações e formas de transmissão.
Realçou que outra orientação passa pela higienização regular dos quartos de banho e balneários das escolas e exigência da vacina ao pessoal administrativo e docente.
Anunciou a promoção de um programa de saúde mental das crianças nas escolas, ao longo do ano lectivo 2021/2022, que visa fomentar perguntas e respostas, bem como partilhas de informações sobre a pandemia.
Neste ano lectivo, estão matriculados em Malanje, 205 mil e 268 alunos do ensino primário, I e II ciclo, ensino geral e técnico profissional, bem como de formação de professores, distribuídos em 356 escolas que compreendem 4 mil e 240 salas de aulas.
Fonte: ANGOP