COVID-19
11 Junho de 2021 | 10h35

Investigadores chineses encontram lote de novos coronavírus em morcegos

Um deles muito semelhante, geneticamente, ao vírus SARS-CoV-2.

Esta quinta-feira, uma equipa de investigadores chineses revelou ter encontrado um lote de novos coronavírus em morcegos, incluindo um muito semelhante, geneticamente, ao vírus SARS-CoV-2, responsável pela Covid-19, avança a CNN. As descobertas realizadas numa pequena região da província de Yunnan, no sudoeste da China, mostram quantos coronavírus existem em morcegos e quantos têm potencial de transmissão para pessoas.

Num relatório publicado na revista Cell, os investigadores liderados por Weifeng Shi, da Universidade de Shandong, dizem ter reunido, no total, "24 novos genomas de coronavírus de diferentes espécies de morcegos, incluindo quatro coronavírus semelhantes ao SARS-CoV-2". Estes dados correspondem a amostras recolhidas em morcegos que viviam na floresta entre maio de 2019 e novembro de 2020. Foi testada a urina, boca e fezes dos animais.

Um deles era muito semelhante, geneticamente, ao vírus SARS-CoV-2 - uma amostra viral chamada RpYN06 retirada de uma espécie chamada Rhinolophus pusillus. É a cepa mais próxima do SARS-CoV-2, exceto pelas diferenças genéticas na proteína spike.

Fonte: NM