COVID-19
08 Junho de 2021 | 11h28

Petrolíferas apoiam Saúde na compra de 500 mil vacinas

O Ministério da Saúde anunciou, ontem, em Luanda, a compra de 500 mil novas doses de vacinas contra a Covid-19, no quadro de uma doação de dez milhões de dólares de companhias petrolíferas que operam no país.

A doação resulta de um memorando de entendimento tripartido, assinado ontem, entre os Ministérios da Saúde, dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás e a Associação de Empresas Exploradoras de Petróleo de Angola (ACEPA).
Em declarações à imprensa, a ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, destacou o apoio estratégico que o sector tem recebido das indústrias extractivas, no quadro do combate à Covid-19. "Estes recursos serão usados para a aquisição de vacinas, utilizando as plataformas internacionais  e uma delas, muito utilizada, é a Iniciativa Covax, onde nós teremos a oportunidade de comprar vacinas disponíveis e certificadas para  500 mil pessoas e, também, material para a vacinação", declarou a ministra.Sílvia Lutucuta anunciou que o Plano Nacional de Vacinação prevê imunizar 15,8 milhões de habitantes, perfazendo 52 por cento da população do país. 

As vacinas a serem adquiridas no quadro do memorando assinado ontem vão, também, servir para imunizar os trabalhadores do sector petrolífero, anunciou, por sua vez,o presidente da ACEPA, Olivier Jouny.

Fonte: NM