Educação
31 Maio de 2021 | 14h54

MED concluiu revisão dos manuais escolares

O Ministério da Educação (MED) anunciou, nesta segunda-feira, a conclusão do processo de revisão dos conteúdos dos manuais escolares do ensino primário, pré-escolar e do II ciclo.

A revisão, conforme a ministra da Educação, Luísa Grilo, abrangeu, de forma profunda, alterações dos conteúdos dos manuais de história, língua portuguesa, matemática, educação visual e plástica do pré-escolar e do ensino primário.

Luísa Grilo, que falava à imprensa no final da reunião da Comissão Multissectorial para Actualizar e Corrigir os Manuais Escolares do I e II Ciclos, orientada pela ministra de Estado para a Área Social, Carolina Cerqueira,  afirmou que os conteúdos refletem a realidade histórico-cultural e ambiental do país,  bem como a exaltação patriótica e os valores da angolanidade.

No decorrer do processo, iniciado em 2020, o grupo técnico procedeu a triagem dos conteúdos temáticos e propôs  a sua actualização, de acordo com o contexto histórico, geográfico e das ciências da natureza.

O trabalho incluiu ainda a avaliação e revisão dos programas curriculares dos diferentes níveis do ensino pré-escolar e geral.

Luísa Grilo adiantou que os manuais do pré-escolar e do ensino primário estão em condições de irem às gráficas para a sua produção.

Em relação aos manuais do I e II ciclos, a ministra adiantou terem sofrido apenas algumas alterações de base em termos de conteúdos.

A correção e actualização dos manuais escolares do Ensino Geral tem como objectivo promover e melhorar o ensino e a aprendizagem. 

Em relação ao ano lectivo 2020, a ministra frisou que apesar dos constrangimentos criados pela pandemia da Covid-19, se conseguiu alcançar o mínimo do calendário revisto.

Luísa Grilo acalenta ainda a esperança de dias melhores no processo de ensino e aprendizagem, afirmando estar em curso acções para dotar as escolas de melhores condições de biossegurança e de higiene para o ano lectivo 2020/2021, a ter início em Setembro.

Manuais escolares (Arquivo) © Fotografia por: Lino Guimarães

Fonte: ANGOP