Cultura
29 Maio de 2021 | 10h07

Filme «Ar Condicionado» está entre os melhores de África e será exibido em 50 países do continente 

Longa-metragem dirigida pelo cineasta angolano Fradique e produzida pela Geração 80 está entre os 19 melhores filmes africanos seleccionados para o festival Afro-Cinema. O filme é exibido, ainda este mês, no Minneapolis St Paul International Film Festival, nos EUA, e no Cheltenham International Film Festival, na Inglaterra.

O gritante aumento de casos de malária, que colocou os hospitais públicos numa "realidade caótica", está a "asfixiar" o stock de sangue das unidades sanitárias e a colocar em iminência de ruptura a reserva do principal banco de sangue, o Instituto Nacional de Sangue (INS). A pressão é também sentida nas morgues e cemitérios, devido ao aumento da taxa de mortalidade.


Ao Novo Jornal, profissionais de saúde descrevem um quadro "caótico" e "muito difícil de gerir". Nos hospitais públicos, principalmente nas urgências e internamentos, face à sobrelotação com os casos de malária, alguns doentes são atendidos no chão, outros nos colos de familiares ou até mesmo nos corredores. Situação semelhante, de acordo com os médicos, não se assistia desde 2016, quando houve o surto da febre-amarela.

Na Saúde há mais de 10 anos, um profissional que prefere o anonimato diz-se "assustado" com o que tem assistido nos últimos dias no Hospital Municipal de Cacuaco. No seu turno, revela, assistiu à morte de mais de 10 crianças, número, entretanto, inferior aos falecimentos ocorridos nos turnos antecedentes.

Fonte: NJ