Sociedade
22 Maio de 2021 | 16h01

Ministro reafirma implementação do qualificador profissional

O ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Manuel Homem, afirmou, neste sábado, estar em fase de execução o programa de implementação do qualificador profissional das empresas de comunicação social.

O programa, que foi reactivado, faz parte das estratégias do Executivo, por via do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, para melhorar as condições de trabalho e sociais da classe.

O responsável, que falava na abertura do VI congresso ordinário do Sindicato dos Jornalistas Angolanos (SJA), ressaltou que o Executivo está apostado em colocar ao dispor dos jornalistas as condições ideias para o exercício da profissão.

Manuel Homem manifestou também o contínuo apoio à Comissão de Carteira e Ética no processo de emissão da carteira profissional, bem como iniciar e ampliar a oferta formativa destinada a melhoria do desempenho das empresas e dos jornalistas, dotando-os de mais e melhores habilidades.

O ministro explicou ter, mediante consenso, prestado o apoio ao SJA para o tratamento e concretização de questões de interesse da classe e das empresas de comunicação social, assim como está a promover, de forma inclusiva, a revisão do pacote legislativo da comunicação social para torna-lo actual, actuante e melhor alinhado à realidade do país.

Nesta conformidade, o governante reafirmou o compromisso em dialogar e colaborar com o SJA para a melhoria das condições de trabalho e sociais da classe, com a implementação de um programa de reforço da relação com a classe jornalística, pautado num diálogo permanente com as distantes associações profissionais.

Elencou alguns princípios para contribuir positivamente no desempenho positivo das associações da classe, tais como a adesão voluntária, autonomia e independência das associações, gestão baseada na democracia, necessidade de informar, educar e formar os associados permanente e com rigor, interacção permanente entre os associados, a relação e colaboração da associação com o poder público, a participação económica dos associados.

Relativamente ao congresso, disse ser uma oportunidade de reforço e de ampliação da relação com as empresas de comunicação social, augurando deliberações susceptíveis de correcção de males que dificultam a realização de uma actividade jornalista digna de um bom rigor, isenção e responsabilidade.

No seu entender, o evento evidência o compromisso, unidade, coesão, harmonia dos membros do Sindicato dos Jornalistas Angolanos, desejando êxitos à nova direcção a ser eleita, e manifestado a sua disponibilidade para tornar a classe forte e interventiva na resolução dos problemas da classe e defesa da cidadania, soberania, liberdade de expressão e de convivência pacifica entre os angolanos.

A realização do VI congresso ordinário do Sindicato dos Jornalistas Angolanos visa renovar o mandato dos seus órgãos sociais, promover a discussão e reflexão em torno das questões que preocupam a classe e as empresas estatais e privadas.