Sociedade
20 Maio de 2021 | 16h21

Projectos do PIIM devem ser validados pela comunidade - GPL

Os projectos inseridos no Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), depois de elaborados, devem ter a aprovação do Conselho de Auscultação da Comunidade, segundo o Governo da Província de Luanda (GPL) .

A afirmação foi feita pela governadora de Luanda,Joana Lina,  hoje (Quinta-feira), em Icolo e Bengo,  durante uma reunião com os membros do Conselho de Auscultação, afirmando que a validação dos projectos do PIIM terão maior aceitação dos munícipes, quando estes  contribuirem com as suas ideias e propostas.

No encontro, a governante ouviu os membros da sociedade civil que apontaram a falta de energia eléctrica e de água potável, a necessidade da construção de instituições para formação técnica agrícola e pedagógica de nível médio e superior em Icolo e Bengo, como principais preocupações.

A possibilidade de reaproveitar a sala de formação do Caminho de Ferro de Luanda (CFL), na estação ferroviária de Catete, equipada com meios informáticos para a capacitação  técnica agrária ou outra especialidade para a juventude local, foi analisada no encontro.

Em Icolo e Bengo, Joana Lina visitou a Sala de Família afecta ao Tribunal da Comarca de Belas, infra estrutura reabilitada que passa a funcionar no edifício onde ficava a  Procuradoria Municipal e auscultou ainda os membros da Cooperativa Agrícola de Bom Jesus, cujas  plantações de tomate, cebola e outras culturas estão a ser atacadas por pragas.

A governadora de Luanda deslocou-se a comuna de Bom Jesus onde visitou as mais de 80 casas abandonadas, construídas com o Fundo Coca-cola,  há  mais de oito anos, muitas delas vandalizadas.

Fonte: ANGOP