Sociedade
17 Maio de 2021 | 15h11

Governo lança em Junho Bolsas de Estágios Profissionais

O Programa de Atribuição de 300 Bolsas de Estágios Profissionais para Jovens no Cazenga acontece em Junho próximo, com a abertura do ciclo formativo, anunciou, nesta segunda-feira, o director-geral do Instituto Nacional de Formação Profissional , Manuel Mbangui.

Segundo o responsável, vão beneficiar de estágios os formandos que terminaram a formação no ciclo formativo anterior e que tenham os requisitos para tal.

Manuel Mbangui afirmou que a concretização do projecto está condicionada à mobilização das empresas que receberão os estagiários e a selecção destes para o projecto.

Com este projecto pretende-se alcançar cerca de cinco mil jovens, promovendo a sua participação, cidadania e empoderamento.

O programa nacional de formação profissional é para todas as províncias e conta com mais de 150 centros de formação profissional e mais de 160 especialidades formativas.

De acordo com Manuel Mbangui, em 2020 concluíram o ciclo formativo com mais de 25 mil jovens formados nos centros, dando garantias de que este programa  seja cada vez mais inclusivo.

Manuel Mbangui, que  falava à margem da cerimónia de atribuição de bolsas de formação técnico-profissional, ressaltou que  a atribuição das 300 bolsas, sendo 180 para raparigas e 120 para homens,  impulsiona  a inclusão das mulheres, pois poderão frequentar cursos que eram predominantemente feitos por homens, tais como soldadura, mecânica e electricidade.

"Não  vamos dar apenas as mulheres os cursos ligados a arte doméstica, mas  cursos técnicos profissionais para promover a inclusão para que participem no processo produtivo e da diversificação da economia”, reforçou.

Manuel Mbangui, Director do INEFOP © Fotografia por: Rosário dos Santos

Fonte: ANGOP