Saúde
17 Maio de 2021 | 09h01

Mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo é hipertensa

A hipertensão afecta mais de 30% da população adulta em todo o mundo, ou seja, mais de um bilhão de pessoas. É o principal fator de risco para doenças cardiovasculares, especialmente doença coronariana e acidente vascular cerebral, mas também para doença renal crônica, insuficiência cardíaca, arritmia e demência.

A carga da hipertensão é sentida desproporcionalmente em países de baixa e média renda, onde estão dois terços dos casos em grande parte devido ao aumento de factores de risco nessas populações nas últimas décadas. Além disso, cerca de metade das pessoas que vivem com hipertensão desconhecem a sua condição, o que as coloca em risco de complicações médicas evitáveis e morte. A aferição precisa da pressão arterial é essencial para o diagnóstico e o tratamento adequados da hipertensão. Esta medição talvez seja o procedimento mais comum realizado na medicina clínica e, embora pareça simples à primeira vista, a medição actual leva a um impacto negativo nas decisões de manejo clínico em 20% a 45% dos casos.

O Dia Mundial da Hipertensão é celebrado todos os anos a 17 de Maio desde 2005.

Para assinalar a data são realizados rastreios gratuitos à pressão arterial por várias instituições de saúde, de forma a alertar e prevenir a população para as consequências da hipertensão no organismo, com especial destaque para o AVC (Acidente Vascular Cerebral).

O objetivo deste Dia Internacional da Hipertensão é combater o flagelo da hipertensão.

E numa altura em que o mundo enfrenta umas das suas piores pandemias, há toda a necessidade das pessoas cuidarem mais da sua saúde, pois entre os factores de risco que mais causam morte, por infecção do Coronavírus é a hipertensão arterial.

Reduzir a pressão arterial elevada

A pressão arterial elevada pode ser prevenida e tratada, cumprindo alguns rituais saudáveis:

Reduzir a ingestão de sal;
Fazer uma dieta equilibrada;
Evitar a ingestão de álcool e o consumo de tabaco;
Praticar exercício físico de forma regular.
Valores ideais
Os valores ideais situam-se nos 120/80 mm Hg (milímetros de mercúrio).

Acima de 140/90 mm Hg já se considera estar numa situação de hipertensão.

Autor: Leda Dombaxi

Fonte: TPA