Sociedade
13 Maio de 2021 | 13h44

Acidente de viação causa dois mortos no morro do Chingo

Duas pessoas morreram, na noite desta quarta-feira, após o capotamento de um camião que descia o morro do Chingo, arredores da cidade do Sumbe, província do Cuanza Sul

O camião, que transportava cimento, era proveniente de Luanda com destino a Benguela, segundo um motorista de um outro veículo com o mesmo produto, que seguia em caravana.

Esta fonte revelou que o colega falecido foi advertido enquanto abasteciam as viaturas no Porto Amboim, para que não continuasse a viagem em virtude da falha de travões notada na sua viatura, mas este ignorou os avisos.

"Estamos em caravana e eu disse a ele que recebi orientações para que não descesse o Chingo, mas como ele seguia à frente de nós, não obedeceu”, relatou o colega aos prantos.

O  morro do Chingo é uma inclinação de 10 por cento à entrada da cidade do Sumbe, na estrada nacional nº 100, a mais importante via rodoviária que liga Angola de norte a sul.

Em virtude dos sucessivos acidentes neste local, os populares deste bairro apelam ao governo que construa uma estrada exclusiva para camiões, fora do centro da cidade do Sumbe, para prevenir mortes como acontece frequentemente.

"É difícil terminar um mês sem acidente neste morro e no mesmo local. Nós vivemos aqui com muito medo e sentimos muito pelas inúmeras vidas que se perdem anualmente aqui”, desabafou Alfredo Pedro, morador das encostas do morro.

Outro cidadão, Miguel Antão, é de opinião também que esta estrada seja apenas para viaturas ligeiras, pois "são apenas camiões carregados que tombam aqui”, disse.

Recentemente, aquando de um outro acidente, no mesmo local, o 2º sub-chefe de trânsito Matias Felizardo aconselhou os automobilistas a realizarem manutenção periódica das suas viaturas e a reforçarem a atenção ao descerem o Chingo, cuja inclinação é perigosa.

Fonte: ANGOP