Saúde
12 Maio de 2021 | 16h26

Enfermeiros querem faculdade de medicina na Lunda Norte

O presidente da Associação Nacional dos Enfermeiros de Angola (ANEA), Paulo Graça, defendeu hoje, quarta-feira, a implementação de uma faculdade de medicina na Lunda Norte, com vista a permitir a superação académica e a especialização dos profissionais nesta circunscrição.

Intervindo na cerimónia simbólica que visou saudar o Dia do Enfermeiro, Paulo Graça disse que a falta de uma instituição superior de enfermagem ou medicina, tem obrigado os profissionais a se deslocarem para outras províncias do país a fim de darem continuidade a sua formação.

Disse que a existência de uma faculdade vai permitir a retenção de quadros na província e elevar a qualidade dos técnicos na assistência aos pacientes e na especialização dos mesmos.

Por outro lado, solicitou bolsas externas e internas para a especialização dos profissionais, com vista a minimizar a escassez de técnicos especialistas com que se debate a província.

Por seu turno, o governador da Lunda Norte, Ernesto Muangala, disse que para resolver este problema, a antiga Escola Superior do Cuango foi transformada, através de um Decreto Presidencial, em Instituto Superior Politécnico e vai, doravante, ministrar cursos de ciências agrárias, geologia, minas e enfermagem.

Adiantou que estão a ser criadas as condições logísticas e humanas para o funcionamento do instituto, acrescentando que o mesmo terá um internato para permitir que cidadãos não residentes no Cuango possam ter acesso à instituição de ensino.

Actualmente a província da Lunda Norte conta com um Instituto Técnico de Saúde, com 34 salas de aulas, onde estão a ser formados dois mil e 252 estudantes nos cursos de enfermagem, estomatologia, análises clínicas, farmácia e fisioterapia, assegurados por 58 docentes.

Vista parcial de uma rua da cidade do Dundo

Fonte: ANGOP