Sociedade
12 Maio de 2021 | 08h33

Província do Cunene livre da praga de gafanhotos

A província do Cunene está livre da vaga de gafanhotos desde a sexta-feira passada, um mês depois de ser assolada pelos insectos que danificaram 907 campos agrícolas nos municípios de Namacunde, Cuanhama, Ombadja e Curoca

Em declarações à ANGOP, segunda-feira, o director do Gabinete da Agricultura e Pescas no Cunene, Pedro Tibério, explicou que a vaga de gafanhotos foi vista pela última vez na comuna do Chiedi, município de Namacunde.

A vaga, depois de deixar o Cunene, passou pela província da Huíla, instalando-se agora nos municípios de Moçâmedes, Tômbwa e Virei, na província do Namibe.

Lembrou que estão criados em todos municípios, grupos de activistas, que deverão reportam o eventual surgimento de novo foco.

Pedro Tibério disse que as equipas estão a trabalhar na supervisão das zonas afectadas pela praga, no sentido de avaliar o resultado dos prejuízos causados nas lavras dos camponeses.

Para combater a praga, a província recebeu do Executivo uma carrinha de fumigação, nove mil 378 unidades de insecticidas, 100 pulverizadores e equipamentos de protecção individual, como botas, luvas e fatos para enfrentar o fenómeno.

Entre o pessoal envolvido constam técnicos do Gabinete da Agricultura, administrações municipais, Serviço de Protecção Civil e Bombeiros, apoiados pelas Forças Armadas Angolanas (FAA).

A praga, que atinge alguns países da região Austral de África, é consequência das alterações climáticas, que estão a influenciar a reprodução de gafanhotos de forma massiva, afectando, desta feita, os campos agrícolas e pastos.