Sociedade
10 Maio de 2021 | 16h03

Cinco municípios de Luanda privados do fornecimento de água

Cinco municípios da província de Luanda estão privados do fornecimento de água devido as ocorrências de fortes chuvas à montante do rio Kwanza.

Trata-se dos municípios de Viana, Kilamba Kiaxi e Talatona (em toda extensão), e os distritos urbanos da Maianga, Samba e uma parte de Ingombota (município de Luanda) e Belas (excepto a Cidade do Kilamba).

De acordo com uma nota da Empresa Pública de Águas (EPAL-EP) distribuída nesta segunda-feira à ANGOP,  como consequência, a água bruta tem chegado as Estações de Tratamento com elevado teor de matéria orgânica.

A EPAL informa, por outro lado, que para garantir a qualidade de água potável, a taxa de tratamento de produtos químicos seria superior ao recomendável pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

O documento realça, igualmente, que a EPAL entendeu paralisar as Estações de Tratamento de Água do Luanda Sul, Luanda Sudeste, Kikuxi, 1, Kikuxi 2 e Calumbo.

A fonte indica também, que as equipas técnicas da instituição estão a proceder ao monitoramento da qualidade da água, à montante das estações, para certificar-se dos parâmetros de qualidade e posteriormente restabelecer de forma gradual o normal abastecimento de água.

 

Fonte: ANGOP