Sociedade
06 Maio de 2021 | 15h35

Chuva desaloja mais de 100 famílias no Sumbe

Cento e cinco residências inundaram na madrugada desta quinta-feira, nos arredores do Sumbe, província do Cuanza Sul, em consequência das chuvas que se abatem sobre os municípios do Cassongue e Seles, soube a ANGOP.

Nos últimos dias, a chuva cai com alguma intensidade naqueles municípios do interior, provocando o transbordo do rio Kambongo e a inundação de residências ribeirinhas, já no município do Sumbe, no seu percurso em direcção ao mar.

"Estávamos a dormir e quando assustamos a casa já estava toda cheia de água”, disse Pedro Chimuanga, um dos moradores do Bairro Novo, dos mais afectados.

Outra munícipe mostrou-se admirada pelo facto de não ter caído chuva intensa no Sumbe e, de repente, notar o transbordo do Rio e inundação das casas.

A água das chuvas danificou electrodomésticos e mobílias da maioria das 105 famílias dos bairros Novo, Dinga e Kissala 1, os mais afectados, no município do Sumbe.

De acordo com o porta-voz dos Bombeiros, Eduardo António, este é um balanço provisório e estão a sugar a água nos quintais onde é possível realizar-se esta acção.

"Isto está a acontecer porque a maré não está a receber devidamente as águas e está a causar o transbordo”, disse o especialista.

A propósito, o administrador municipal do Sumbe, Carlos de Brito Pacheco, fez saber que a solução passaria por retirar todos os moradores dessas zonas de risco para outra, já localizada, na área do Atuko, a cerca de 17 quilómetros do centro do Sumbe.

Entretanto, alguns moradores mostram-se cépticos em transferirem-se para o Atuku, por falta de energia eléctrica e de água potável naquela localidade.

Informações vindas dos municípios de Cassongue e Seles dão conta que a chuva continua a cair, facto que deixa apreensivos os moradores.

© Fotografia por: Claudete Ferreira

Fonte: ANGOP