Sociedade
30 Abril de 2021 | 09h30

Mundo assinala amanhã Dia Internacional do Trabalhador

Assinala-se este sábado, 01 de Maio, o Dia Internacional do Trabalhador, numa altura em que, por consequência da pandemia da Covid-19 as empresas tiveram que se adaptar à novas formas de trabalho, como o teletrabalho.

A data remonta ao dia 1º de Maio de 1886, nos EUA, quando mais de 500 mil trabalhadores saíram às ruas de Chicago, numa manifestação pacífica, exigindo a redução da jornada de trabalho para oito horas. Em consequência, a polícia tentou dispersar a manifestação, ferindo e matando dezenas de operários.

A 5 de maio de 1886 os operários regressaram às ruas e registaram-se novamente feridos, com manifestantes a serem presos. A opinião pública repudiou a ação da polícia e do Governo, assim como das entidades patronais, e em 1889 o Congresso Operário Internacional, reunido em Paris, decretou o 1º de Maio como o Dia Internacional dos Trabalhadores.

Já em 1890, os trabalhadores americanos viram a jornada de trabalho diária ser reduzida para oito horas. Nos Estados Unidos o Dia do Trabalhador celebra-se na primeira segunda feira de Setembro.

Numa altura em que por causa da covid-19 as empresas foram obrigadas a adaptar-se a novos modelos de trabalho, o trabalhador teve também que se reiventar, optando pelo teletrabalho, que é hoje o novo normal em muitas instituições.

O objectivo é continuar a produzir sem deixar de lado o profissionalismo e a dedicação, protegendo assim a força motriz de qualquer organização, que são as pessoas. 

Uma mudança que agrega valor a importância do principal activo para o desenvolvimento de uma nação.

O Dia do Trabalhador em condiçoes normais, seria comemorado em todo o país, com manifestações, marchas, celebrações e comícios, de forma a apresentar ao Governo e às entidades patronais quais as necessidades e os direitos dos trabalhadores. Como feriado, é também uma oportunidade para o trabalhador descansar.



Autor: Leda Dombaxi

Fonte: TPA Multimédia