Sociedade
28 Abril de 2021 | 19h54

Sorteadas primeiras 230 casas da Centralidades da Cáala

As primeiras 230 casas, das 600 disponíveis na Centralidade Fernando Faustino Muteka, no município da Caála, para o público em geral, foram sorteadas hoje, quarta-feira, na modalidade de renda resolúvel.

O sorteio vai continuar na quinta e sexta-feira, nas modalidades de arrendamento e a pronto pagamento, no quadro da segunda fase de comercialização das casas do projecto habitacional, com um total de 4001 moradias.

Para este primeiro dia, o processo contou com a participação de treze mil e 835 concorrentes, entre funcionários públicos, privados, membros das organizações não-governamentais, instituições religiosas e pessoas singulares.

Na modalidade de arrendamento estão inscritos seis mil e 463 candidatos, para 150 habitações, ao passo que na categoria de pronto pagamento concorrem 281 cidadãos, para ocuparem as 220 moradias disponíveis.

Para garantir a transparência do processo, o sorteio foi transmitido em directo, através das rádios locais e das plataformas digitais, sobre o acompanhamento rigoroso de uma comissão criada, composta por membros do Governo, das administrações municipais e da sociedade civil.

De acordo com a comissão de comercialização das residências da centralidade Fernando Faustino Muteka, a disponibilização das 600 casas para o público em geral resulta de uma imposição legal em conformidade com o Decreto 278/20, de 26 de Outubro, que atribui para esta franja uma quota de 15 por cento do total das residências da centralidade.

A primeira fase, em curso desde o dia 17 de Dezembro de 2020, é dirigida aos funcionários das instituições públicas e privadas da província, com três mil casas.

A fase seguinte do processo será dirigida aos  Antigos Combatentes e pessoas com necessidades especiais.

Inaugurada em Novembro de 2020, a centralidade Fernando Faustino Muteka, conta, neste momento, com 150 habitantes.

Além das quatro mil e uma moradias de tipologia T3, entre apartamentos e vivendas em formato de térias e duplex, o projecto habitacional é igualmente composto por 240 espaços comerciais, três escolas primárias, duas secundárias, um Instituto Profissional, centro de saúde, três centros infantis e dois jardins-de-infância.

A par deste centro habitacional, a província do Huambo conta, igualmente, com a centralidade do Lossambo, com dois mil e nove focos habitacional, e do município do Bailundo, em fase de acabamento, com três mil moradias.

Fonte: ANGOP