Sociedade
23 Abril de 2021 | 19h26

Mais de mil engenhos explosivos removidos no Moxico

Mil e 932 engenhos explosivos não detonados, de diversos calibres, foram removidos nos últimos 11 meses pelo Grupo Consultor de Minas (MAG), no bairro Vila-Luso, arredores do Luena, província do Moxico.

A informação foi passada hoje (sexta-feira) à ANGOP pelo gestor técnico de operações no campo da MAG, Massoji Ipanga, informando que no período em causa a equipe removeu 22 minas anti-tanque, nove anti-pessoal, 369 engenhos explosivos e 992 munições de diversos calibres.

Massoji Ipanga disse ainda que os trabalhos deste projecto, iniciado no primeiro semestre de 2020, e desenvolvidos numa área com uma superfície total de 238 mil e 588 metros quadrados, 195 mil dos quais já desminados, estão a ser assegurados por 28 técnicos composto por 20 sapadores, dois chefes de equipa e igual número de chefe  adjuntos, paramédicos e motoristas.

O local que está a ser desminado foi uma antiga unidade das extintas FAPLA e, posteriormente, passou para as actuais Forças Armadas Angolanas (FAA), acrescentou a fonte.


Fonte: Angop