Educação
05 Abril de 2021 | 09h24

Aulas no ensino pré-escolar retomam hoje em todo o país

As aulas no ensino pré-escolar retomam hoje, depois de um ano de paralisação, em consequência do registo dos primeiros casos de Covid-19 no país, em Março de 2020.

Dados disponíveis indicam que só na província de Luanda 350 estabelecimentos do ensino pré-escolar reabrem as portas, para receberem crianças até aos 5 anos.  
O retorno às aulas neste sub-sistema de ensino (creches e jardins de infância) surge na sequência da reavaliação das medidas de prevenção e controlo da propagação do vírus causador da Covid-19, tendo em conta a evolução da situação epidemiológica do país.

Em Decreto Presidencial,  divulgado a 26 de Março, o Executivo anunciou que a reabertura abrange os estabelecimentos de ensino público e privado do Sistema Nacional de Ensino, instituições de Estados estrangeiros e escolas Internacionais, que funcionam em território angolano.  

O Decreto autoriza, igualmente, a abertura dos refeitórios para uso exclusivo do ensino pré-escolar.
O reinício das aulas presenciais no pré-escolar enquadra-se no programa de retorno dos alunos às salas de aula. No âmbito deste cronograma, as aulas recomeçaram a 5 de Outubro, nas classes de transição (6ª, 9ª, 12ª e 13ª classes).

No ensino primário e  I ciclo, as aulas têm a duração de 2h30, ao passo que no II ciclo do ensino secundário é de  3h30.
De acordo com dados  oficiais, em Angola, para o presente ano lectivo, estão matriculados, no ensino geral, mais de 10 milhões de estudantes, 3.120.000 dos quais pela primeira vez no sistema de ensino e aprendizagem.

No início do ano lectivo 2020, foram disponibilizadas 39.844 salas para o pré-escolar e ensino primário.
Para o ensino secundário geral, foram disponibilizadas 16.069 salas de aula para o I ciclo e 11.865 salas de aula para o II ciclo.

Fonte: JA