Cultura
26 Março de 2021 | 19h13

PRIMEIRO FESTIVAL DE TEATRO DO PLANALTO CONGREGA 12 GRUPOS

Doze grupos teatrais das províncias de Benguela, Bíé e do Huambo participam na primeira edição do Festival de teatro do planalto central, aberta nesta quinta-feira, nesta cidade.

O certame, que encerra no domingo, é uma iniciativa dos grupos SOS Teatro e Vilinga Teatro e enquadra-se nas jornadas comemorativas do Dia Mundial do Teatro, a assinalar-se no próximo dia 27 do mês em curso.

Entre os grupos participantes, que vão retratar nas suas peças os vários fenómenos sociais, 10 são da província do Huambo,  ao passo que os restantes são de Benguela e Bié, com um cada.

Ao intervir no acto de abertura do festival, o presidente da Associação Provincial de Teatro do Huambo, Alexandre Canguenha, enalteceu a iniciativa, referindo que vai contribuir na massificação da arte de representação na província.

Na sua alocução, pediu maior apoio aos 37 grupos teatrais controlados na província, por enfrentarem inúmeras dificuldades para a prática das suas actividades, sobretudo nesta fase da Covid-19, por restringir os actos de exibições das peças teatrais.

Por sua vez, o director do Gabinete da Cultura, Turismo e Juventude e Desporto do Governo do Huambo, Jeremias Piedade Chissanga, destacou a importância do teatro no processo de moralização da sociedade.

Assegurou o contínuo apoio aos grupos teatrais da província na realização  das actividades, visando a promoção do  desenvolvimento da arte e da cultura em geral.

Ainda no quadro das celebrações do dia mundial do teatro, a União Nacional dos Artistas e Compositores (UNAC) do município do Caála manteve hoje um encontro com as autoridades administrativas da municipalidade, cuja vila dista a 23 quilómetros do centro da cidade do Huambo.

Durante o mesmo, o representante local da UNAC, Laurindo Tchissingui, manifestou a intenção da organização incentivar os artífices do teatro no município,  a inserir nas suas peças, as técnicas publicitárias que promovam maior divulgação dos produtos locais e a criação de uma cadeia de empregos para a juventude

Com esta prática, explicou, pretende-se experimentar um novo cenário de busca de receitas e dar corpo às iniciativas empreendedoras através das artes, para se contribuir no combate ao desemprego nesta municipalidade

O Dia Mundial do Teatro, 27 de Março, tem como objetivo promover o teatro, como uma arte milenar que funciona como um meio de divulgação da cultura de diferentes povos.

Fonte: Angop