Internacional
22 Março de 2021 | 12h05

Novo bispo do Uíge apresentado aos fiéis

O novo bispo da Diocese do Uíge, Dom Joaquim Nhanganga Tyombe, foi ontem apresenatado aos fiéis, numa missa campal celebrada no “Estádio 4 de Janeiro”, depois de tomar posse na Sé Catedral na presença de padres, ma-dres e leigos,

A cerimónia de posse foi presidida pelo Núncio Apostólico em Angola e São Tomé, Dom Giovanni Gaspari.
Na missa estiveram presentes bispos da Conferên-cia Episcopal de Angola e SãoTomé (CEAST), com Dom Filomeno Vieira Dias à ca-beça, sacerdotes, diocesanos, representantes das várias denominações cristãs da província, membros do Governo Provincial do Uíge, deputados à Assembleia Nacional, autoridades militares e fiéis provenientes das províncias da Huíla, Luanda, e Benguela.

Dom Emílio Sumbelelo, que conduziu a Diocese durante os últimos 14 anos, como bispo e administrador apostólico, disse na cerimónia  de despedida que a vinda do novo bispo dará continuidade à missão e novidade na actuação, apelando aos padres, madres, leigos e fiéis a ouvirem a voz do novo pastor com humildade e obediência. "Embora se mudem as pessoas, Cristo ontem, hoje e amanhã continua a ser o mesmo na Sua Igreja”, lembrou.

A Diocese do Uíge, que teve como primeiro bispo Dom Francisco de Mata Mourisca, presente na cerimónia,  tem uma história de 54 anos cheios de alegrias, tristezas e com muitos desafios cristãos, culturais e económicos a superar,  referiu Dom Emílio Sumbelelo, actual bispo da Diocese de Viana (Luanda) O novo bispo diocesano do Uíge, proveniente do clero arquidiocesano do Lubango, exortou os fiéis a rezarem por ele, para que Deus lhe dê força e a necessária  iluminação espiritual para apascentar com humildade e sabedoria o rebanho de Cristo. "Sinto-me pequeno e incapaz perante tamanha missão, porém a minha fé me conduz e com o vosso apoio será possível continuar a organizar a Igreja de Cristo”, sublinhou.

Dom Joaquim Nhanganga Tyombe afirmou que quer ser um instrumento de unidade, para que disto resulte um clero comprometido com a missão de Cristo e que inspire confiança no sacerdócio. "Quero ser um bispo que encorja os padres, madres e fiéis a viverem o cristianismo nas suas comunidades, famílias, em todo o lugar ali onde estiverem, para tal precisamos estar juntos e rezar sempre como Igreja”, realçou.

O bispo agradeceu o apoio de todas as instituições públicas e privadas que tornaram possível a realização da missa de empossamento, particulamente do Governo Provincial do Uíge, manifestando total disponibilidade da Igreja para trabalhar com as autoridades locais.
O governador provincial do Uíge, José Carvalho da Rocha, manifestou-se satisfeito pela tomada de posse do novo bispo, afirmando que a Igreja Católica é um parceiro privilegiado do Go-verno com quem vai continuar a trabalhar para o engrandecimento da província. "A Igreja Católica tem dado um grande contributo nos sectores da Educação, Saúde e na moralização da sociedade  através dos movimentos apostólicos, tarefas que julgamos vai ganhar maior alento com a vinda do novo bispo”, disse.
Dom Joaquim Nhanganga Tyombe nasceu na província da Huíla, em 22 de Novembro de 1969.

Fonte: NM