Desporto
11 Março de 2021 | 09h20

Jogos Olímpicos sem adeptos estrangeiros

Os Jogos Olímpicos Tóquio-2020, adiados para o período de 23 de Julho a 8 de Agosto deste ano, devido à pandemia da Covid-19, não devem ter espectadores de fora do Japão, noticiaram ontem diversos órgãos de comunicação social nipónicos.

Isto numa altura em que já foram vendidos cerca de 900 mil bilhetes fora do país organizador.
Uma decisão justificada como uma medida preventiva para evitar a disseminação da Covid-19 no arquipélago. A deliberação deve ser oficializada em breve, após uma reunião com o Comité Olímpico Internacional (COI), que tenta negociar uma excepção para os patrocinadores da prova.

A opinião pública japonesa mostra-se desfavorável à realização do evento, quanto mais com público. A manifestação adversa adensa-se sobretudo por serem conhecidas mais variantes em vários países.
Segundo o diário Asahi Shimbun, oficialmente, o COI tomará: "a decisão sobre essa matéria no fim de Março”, disse o porta-voz Mark Adams, após nova reunião do Conselho Executivo em que o assunto "não foi discutido”.

De acordo com os media japoneses, está marcada para breve uma reunião entre COI, Governo do Japão, autarquia de Tóquio, Comité Organizador e o Comité Paralímpico Internacional para decidir sobre a viabilidade dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos e a presença de público, em caso afirmativ

Fonte: JA