Internacional
24 Fevereiro de 2021 | 11h50

Israelitas descobriram milagre para tartarugas em perigo... a maionese

Foram afetadas por um derrame de petróleo em alto-mar que depositou toneladas de alcatrão ao longo de 160 quilómetros de costa.

Uma equipa de resgate israelita encarregue de salvar a vida às tartarugas marinhas, depois de um derrame de petróleo em alto-mar ter depositado toneladas de alcatrão ao longo de 160 quilómetros de costa, descobriu que a maionese poderá ser a solução milagrosa.

A Autoridade de Parques e Natureza de Israel classificou o derrame como "um dos desastres ecológicos mais sérios" da história do país, tendo causado grandes danos à vida selvagem, incluindo tartarugas marinhas.

Mas os funcionários do Centro Nacional de Resgate de Tartarugas Marinhas de Israel, que tem 11 tartarugas a seu cargo, estão a inovar. "Elas vieram até nós cheias de alcatrão. Toda a traqueia por dentro e por fora tinha alcatrão ”, disse Guy Ivgy, um assistente médico do Centro de Resgate, citado pela Associated Press.

A equipa tem conseguido remover a substância tóxica das vias respiratórias dos répteis e, para conseguirem fazer o mesmo através do sistema digestivo, recorreram à maionese. "Continuamos a alimentá-los com substâncias como maionese, que praticamente limpam o sistema e eliminam o alcatrão", explicou Ivgy.

O processo de recuperação deve levar uma ou duas semanas, período após o qual as tartarugas deverão voltar à natureza.

Milhares de voluntários e equipas de limpeza mobilizaram-se para remover o alcatrão das praias de Israel, tarefa essa que deverá levar meses. A causa do derrame continua por determinar e está a ser investigada por especialistas ambientais israelitas.

Fonte: NM