Cultura
18 Fevereiro de 2021 | 13h48

Artistas em formação sobre dança

Coreógrafos e responsáveis de grupos carnavalescos da província da Huíla, participam, nesta quinta-feira, numa formação técnica sobre como melhorar às danças tradicionais do entrudo.

Assuntos como o "carnaval em Angola - realidades, perspectivas e sua importância”, "a dança e música: como devem ser usadas no carnaval”, "o carnaval como produto turístico cultural do povo angolano” e o "teatro, a dança e a música no carnaval”, estão a ser abordados no certame, que termina ainda hoje.

Promovida pela direcção local da cultura e turismo, a formação vai ainda debruçar-se sobre "a origem do folclore carnavalesco na escola”, " usos, hábitos e costumes do povo angolano”, "como melhorar a indumentária dos grupos”, entre outros.

Na abertura da formação, a directora municipal da cultura e turismo do Lubango, Luísa Caputo, destacou a sua importância, por traduzir-se na materialização das recomendações saídas aquando da auscultação que o sector realizou em Outubro de 2020.

Disse que pretende-se melhorar a qualidade, facilitando aos  artistas instrumentos que lhes permitam montar esquemas para uma boa apresentação no palco, com novidades nos estilos de danças, músicas e canções.

O sector da cultura e turismo no Lubango controla mais de 20 grupos carnavalescos infantis e de adultos, 65 coreógrafos e 30 grupos de danças tradicionais e modernas.

Fonte: ANGOP