Cultura
15 Fevereiro de 2021

Carnaval Live 11 grupos da classe A desfilam amanhã dia 16 com todas as medidas de biossegurança

A edição 2021 do Carnaval de Luanda, cujos desfiles vão ocorrer em formato live realiza-se entre os dias 14 e 16 deste mês, no espaço do Centro de Produção da TPA, na Camama.

O evento conta  com a participação de 11 grupos da classe A e 16 da classe B. A presente edição não terá carácter competitivo.

O desfile dos grupos da classe A está agendado para o dia 16, enquanto da classe B  decorreu  no dia 14.

De acordo com o músico e membro da comissão provincial do Carnaval de Luanda António Vicente "Santocas” em função da nova realidade vivenciada pela a sociedade Angolana, (Covid-19) estamos a preparar a Live do carnaval com os cuidados necessários por forma a responder ansiedade dos foliões e dos amantes desta grandiosa manifestação cultural.

"A Live do Carnaval será  produzida no espaço habitual onde a TPA   tem realizado os  eventos  dentro deste cariz.  Quanto às medidas  de  biossegurança não é demais salientar que estão criadas  as condições a nível do ministério da saúde   por forma a  que  os participantes sejam todos  testados. Os grupos  estão a se organizar de acordo com o orientação  da  comissão criada para o efeito”Ressaltou  

Um  sorteio estipulou o União Njinga a Mbande, do município de Viana, como o primeiro a entrar em cena, sendo secundado pelo União 54 do distrito Urbano da Maianga. Cada grupo terá 15 minutos, na A, e 10 minutos na B, de desfile.

No dia 14  desfilaram  16 grupos e amanha dia  16 vão desfilar  somente 11grupos. Devido a pandemia covid-19  e pelo facto de as crianças estarem no grupo de risco nesta edição a classe infantil fica assim excluída do evento. Explicou "Santocas "

 

Quanto a não participação de alguns grupos Carnavalescos, "Santocas” respondeu dizendo que os grupos são livres de tomarem as decisões que acharem conveniente.  A diferença neste Carnaval estará baseada no conjunto a ser  apresentado pelos grupos  tendo em conta que  os mesmos vão se exibir com a percussão e  canto ao vivo.

 

Com relação a outros detalhes convém não me pronunciar sobre os mesmos   porque o Carnaval nos reserva muitas supressas.  Disse o membro da comissão provincial do Carnaval de Luanda António Vicente "Santocas”

 

Autor: Esperança Gaspar

Fonte: TPA