Curiosidades
14 Fevereiro de 2021 | 08h51

Dia de São Valentim: Conheça a história desse santo!

São Valentim é considerado “padroeiro dos namorados”, e é no dia de São Valentim que é comemorado o dia dos namorados em vários países do mundo todo.

Reza a história que Valentim foi um Bispo que há muitos anos atrás se recusou a cumprir as ordens de Claudius, que era o imperador romano e tinha proibido os casamentos, por considerar que os homens solteiros eram melhores soldados, e que os homens apaixonados não iam querer deixar as suas namoradas, noivas e esposas para se arriscar na guerra.

Valentim continuou unindo os apaixonados às escondidas, e acabou sendo preso ao ser descoberto, e condenado à morte. Enquanto estava na cadeia, Valentim passou a receber bilhetes e flores dos jovens que lhe eram gratos por ser fiel ao amor.

Ainda na cadeia, Valentim se apaixonou pela filha de um carcereiro, que era cega e teria voltado a enxergar graças ao amor que ele sentia por ela.

Ao descobrir essa história, o imperador romano impediu que eles ficassem juntos e mandou decapitá-lo no dia 14 de fevereiro do século 3, que ficou conhecido como o dia de São Valentim (ou Valentine’s Day).

A história diz ainda que antes de morrer, o bispo Valentim escreveu uma carta à sua amada e assinou "De seu Valentim”, sendo considerado então um sinônimo de apaixonado desde então.

Oração para o dia de São Valentim
"São Valentim, patrono do amor, lance seus olhos bondosos sobre mim. Impeça que maldições e heranças emocionais de meus ascendentes e erros que tenha cometido no passado perturbem minha vida afetiva. Desejo ser feliz e fazer as pessoas felizes. Ajude-me a entrar em sintonia com minha alma gêmea, para que possamos desfrutar o amor, abençoados pela providência Divina. Peço a tua intercessão poderosa, junto a Deus e Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém”