Cultura
02 Fevereiro de 2021 | 09h36

Primeira edição do Caldo do Semba exalta arte e cultura angolana

A primeira edição do “Caldo do Semba”, uma iniciativa sociocultural, realizada no formato online, acontece dia 14, na Casa de Cultura Chico Science, em São Paulo, Brasil, na âmbito do projecto “Kizomba Yetu”.

A iniciativa conta com a participação dos cantores angolanos Paulo Matomina e Jéssica Areias, que vão ser acompanhados, na percussão, por Cauê Silva. O Colectivo de dança Kizomba Yetu vai actuar, com exibições nos mais variados estilos. Ao longo do caldo acontece, ainda, a exposição de pratos típicos de África, com realce para os angolanos.
A pesquisadora de danças africanas Vanessa Dias, uma das mentoras e coordenadora do projecto, disse, on-tem, ao Jornal de Angola, via Whatsapp, que o objectivo é criar uma ponte cultural entre angolanos e brasileiros, assim como dar oportunidade aos artistas dos dois países de conhecerem me-lhor a realidade sociocultural de ambos.

O "Caldo do Semba”, explicou, é uma réplica de outros, realizados em Luanda, que unem, no mesmo espaço, a música, dança e gastronomia. O projecto, adiantou, tem duração de seis meses e inclui a realização de seminários.
As danças africanas, em particular as angolanas, têm alcançado força e expressão na diáspora, sobretudo devido ao trabalho de divulgação feito pelos movimentos culturais e artísticos dirigidos por pesquisadores e investigadores afro-descendentes. "Esta expansão tem despertado o interesse de muitos jovens de comunidades estrangeiras, curiosos em aprender mais sobre estas danças”.

Fonte: JA