Notícias
20 Novembro de 2020 | 11h16

Dia da Industrialização de África: Nações Unidas destaca Livre Comércio no continente

Dia 20 de Novembro assinala-se o dia da industrialização do continente berço.

De acordo com a ONU, o desenvolvimento industrial é de importância crítica para o crescimento económico sustentável e inclusivo nos países africanos.  

A organização entende que, o Acordo de Livre Comércio Continental Africano impulsionará a transformação económica da região e o desenvolvimento sustentável.

O acordo que estabelece a Zona de Livre Comércio Continental Africana, foi assinado em 2018, em Kigali, Ruanda, deve começar a operar no dia 1 de janeiro de 2021. A covid-19, criou grandes dificuldades para a introdução gradual do acordo.

Os dados dão a conhecer que, a produção industrial de África tem crescido acima da média mundial, mas esse ritmo precisa de ganhar ainda mais velocidade. Com o novo acordo comercial a inaugurar um mercado de pelo menos 3 biliões de dólares e uma base de consumidores de mais de 1,3 milhão de pessoas, a indústria africana deverá duplicar o seu peso até 2025 e criar milhões de empregos.

A Comissão da União Africana está realizando uma série de eventos, que começaram no dia 16 e terminam esta sexta-feira, com o tema "Industrialização inclusiva e sustentável na era da Zona de Livre Comércio Continental Africana e Covid-19”.

Autor: Freud Sebastião

Fonte: TPA