Cultura
24 Novembro de 2022 | 15h38

Crianças "especiais" participam de festival de artes

Trezentas e sete crianças com necessidades educativas especiais vão participar de 12 a 19 de Dezembro deste ano, num festival de artes de inclusão, denominado Nzoji ya Monandenge (que na língua nacional Kimbundu significa Sonho de criança).

Em conferência de imprensa, realizada esta quinta-feira, em Luanda, a directora do projecto, Solange Feijó, explicou que os dias 12 e 19 serão reservados para a abertura e encerramento do festival, que terá lugar no Centro Cultural Brasil Angola, enquanto de 13 a 18 decorrerá, nas instalações da LAASP, o espectáculo com as mais diversas áreas culturais como dança, música, artes plásticas e acrobacia.

O festival visa dar voz a crianças com necessidades especiais físicas, visuais, auditivas e autistas, fruto do trabalho realizado com alunos de escolas de ensino especial que gostam de arte, independentemente da sua situação.

Com acesso gratuito, o festival irá homenagear o Centenário de António Agostinho Neto e terá como lema "Vivência de Agostinho Neto".

Durante o espectáculo, a actriz Dicla Burity e o músico Manuel Mendes irão brindar as crianças com informações sobre respectivas áreas de actuação.

O evento é uma organização da Companhia de Teatro Sol, uma instituição cultural com diferentes áreas culturais, que congrega 50 actores, dos quais 34 são crianças.

Declamar de poesia de "Agostinho Neto" no decorrer da apresentação do FESTINJUV, realizado pela companhia arte sol. © Fotografia por: Nelson Malamba (Angop)

Fonte: Angop