Ciência
19 Janeiro de 2023 | 16h31

Colher inteligente promete realçar o sabor da comida

Uma startup norte-americana acaba de decretar o fim das dietas insossas ou de sabor desagradável: uma colher chamada SpoonTEK promete experiências mais gostosas.

O dispositivo usa uma "tecnologia sensorial de íons” que, através de pequenos choques nas papilas gustativas, realça o sabor dos alimentos percebido pelos usuários.

A tecnologia funciona através de uma bateria e diversos componentes eletrônicos integrados que incluem dois eletrodos principais, um na parte inferior do cabo da colher e outro ligado à tigela onde está o alimento. Com um dedo no eletrodo do cabo da colher, que acende uma luz de LED, o usuário pega a comida úmida ou molhada, como: sopas, guisados, iogurtes ou gelados.

Quando o usuário leva a colher à boca, ele fecha um circuito elétrico e ativa uma corrente que sai da colher, passa pela comida e chega à língua. Segundo os designers do produto, isso resulta em uma leve estimulação elétrica das papilas gustativas na língua. A pessoa nada sente, mas os botões gustativos presentes na língua sim, e o paladar é automaticamente aprimorado.  

Como a SpoonTEK melhora o sabor dos alimentos? 

SpoonTek: colher inteligente promete realçar o sabor dos alimentos | Mundo  Conectado

A SpoonTEK é o primeiro utensílio doméstico comercial do mundo equipado com componentes eletrônicos integrados para realçar o sabor dos alimentos e neutralizar o gosto residual. Para isso, ela estimula as sensações dos botões gustativos – que processam os sabores doce, salgado, azedo, amargo e umami – e deixa que os sentidos assumam o controle.

Ou seja, no final do processo é o cérebro que determina a percepção definitiva dos sabores e dos gostos. Isso ocorre porque, além da língua e das papilas gustativas, a percepção humana do paladar envolve ainda outros sistemas sensoriais, memórias de experiências passadas, além da intensidade da fome no momento de se alimentar.

Um alerta publicado no site da fabricante diz aos potenciais compradores que o dispositivo não é recomendado para usuários de dispositivos médicos elétricos implantados (como marca-passos) ou pessoas sujeitas a convulsões, ou com piercings nos lábios ou na língua.

Fonte: TecMundo