Saúde
30 Janeiro de 2023 | 16h05

Casos de lepra reduzem em Malanje

Setenta e cinco casos de lepra, dos quais 64 em adultos e 11 em criança, foram registados em diferentes unidades sanitárias da província de Malanje em 2022, representando uma redução de 116, em relação ao ano de 2021.

A informação foi prestada hoje, segunda-feira à ANGOP, pelo supervisor do Programa Provincial de Doenças Tropicais Negligenciadas, Guilherme Santos, realçando que deste número, 4 abandonaram o tratamento e 36 foram curados, menos 10 que no ano anterior.

De acordo com o responsável, os municípios de Malanje, Cahombo, Cangandala e Marimba, são os mais endémicos, realçando que em 2021 tinham sido registado 15 desistências, maioritariamente resultantes de estigmas sociais.

Disse que a auto-medicação, é um factor que vem comprometendo o tratamento eficaz da doença em alguns pacientes, que acorrem às unidades sanitárias apenas quando a doença atinge estado avançado.

Por outro lado, Guilherme Santos defendeu a criação de um centro especializado de tratamento da lepra na província, sendo que os pacientes são actualmente assistidos no Hospital Provincial Sanatório.

Frisou que, apesar da redução de casos de lepra e de óbitos há dois anos, o Programa Provincial de Doenças Tropicais Negligenciadas vai continuar a intensificar a sensibilização sobre as medidas de prevenção e tratamento da doença nas unidades sanitárias e nas comunidades, com vista a travar práticas que potenciem o contágio da mesma.

A lepra é uma doença infecciosa crónica que afecta sobretudo a pele, embora também pode atacar os olhos, os nervos periféricos e eventualmente outros órgãos.

Casos de Lepra (Ilustração) © Fotografia por: José Cachiva (Angop)

Fonte: Angop