A campanha que corre sob o lema "Facilita a minha vida, está a ser levada a cabo pelo Hospital Josina Machel, em Luanda, e as delegações provinciais de saúde no Cunene e Moxico e Huambo.
O coordenador da campanha, Agnelo Lucamba, informou que os pacientes operados são das províncias de Luanda, Cunene e Moxico, estão na faixa etária dos seis e 70 anos, e todos estavam preparados física e mentalmente, porque queriam ver as suas vidas melhoradas.
Agnelo Lucamba que é cirurgião Maxilo-Facial, disse que, até ao momento, o balanço da actividade, em que foram consultadas mais de mil pessoas com deformações faciais graves, é positivo.
Segundo Agnelo Lucamba, as patologias, mais comuns foram os tumores da mandíbula, tumores da parótida, anquilose, lipomas, queloides, além dos altos níveis de HIV dectetados nos exames pré-anestésicos.
Questionado sobre os números de pacientes a operar durante a campanha, Agnelo Lucamba disse que não estar estipulado, mas, que à medida que a campanha for passando pelas províncias e de acordo com demanda, vai determinar -se o número de pacientes a operar em cada uma das cidades.
Um total de 14 profissionais entre Anestesistas, enfermeiros e cirurgiões Maxilo- Faciais, compõem a equipa médica que actualmente está na província do Huambo, onde prevê realizar 70 cirurgias. De seguida, deslocar-se-á a Huíla, Benguela e Uíge.
Fonte: JA