A solicitação foi feita pelo presidente da associação dos estudantes da ESPLS, afecta a universidade Lueji A’Nkonde, Graça Mundombo, durante um encontro de auscultação com governador da Lunda Sul, Daniel Neto.
Na ocasião, o responsável sublinhou que, para suprir as necessidades dos formandos, são necessários no mínimo Kz 50 mil, contrariamente os 36 mil Kwanzas atribuídos actualmente.
Graça Mundombo fez saber que, além da verba ser irrisória, o número de bolsas atribuídas aos estudantes é insuficiente.
Por seu turno, o porta-voz do encontro, o director do gabinete provincial da Educação, Perfeito Candondolo, disse que todas as preocupações apresentadas serão resolvidas mediante as políticas do Governo, para a estruturação de vários projectos existentes em prol dos jovens.
Quanto o número de vagas, o responsável reconheceu haver défice na atribuição de bolsas pela empresa diamantífera e pelo Instituto Nacional de Bolsas de Estudos (INAGBE), facto que tem levado o Governo a trabalhar com as autoridades superiores para ultrapassar a situação.
A ESPLS controla três mil e 833 estudantes, destes mil beneficiaram de bolsas de estudo interna para graduação e licenciatura.
Fonte: ANGOP