Economia
22 Maio de 2023 | 17h12

Angola prevê redução da taxa de desemprego

O país deverá criar cerca de 18 milhões de novos empregos para reduzir, de 30% para 20%, a taxa de desemprego até 2050, disse hoje, em Luanda, o secretário de Estado para o Planeamento, Milton Reis.

Falando durante auscultação pública às Organizações Internacionais, Agências de Desenvolvimento e Missões Diplomáticas, para finalização do processo de Revisão e Extensão da Estratégia de Longo Prazo (ELP) 2025 para 2050 (ELP - Angola 2050), sublinhou ser um desafio "grande” reduzir em um terço a taxa de desemprego.

"Se dependesse de nós, gostaríamos de ter taxa abaixo de 5%, mas com a explosão demográfica que o país vai assistir, estamos a prever ser desafiante atingirmos essa redução da taxa”, disse.

Acrescentou que se prevê na ELP a inserção da língua inglesa no currículo do ensino primário.

Milton Reis disse que a aposta forte nas infra-estruturas permitirá o desenvolvimento harmonioso, porque vai fazer com os serviços estejam em outras partes do país, sem existir fluxo em grandes cidades.

A Estratégia de Longo Prazo é a ferramenta base para a elaboração do Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN), que apresenta as opções estratégicas de desenvolvimento a longo prazo do país, sendo elaborada com base em análise de cenários, para os níveis nacional, sectorial e territorial.

A Estratégia de Longo Prazo - Angola 2050 é um plano bifocal, com uma visão clara do que se pretende para o país no futuro, mas articulando de forma clara e decisiva as iniciativas de curto prazo que assegurem a direcção certa. HEM/AC

Centro Integrado de Emprego e Formação Profissional do Cuito (Foto ilustração) © Fotografia por: Leonardo de Castro-ANGOP

Fonte: Angop