Saúde
30 Janeiro de 2023 | 15h50

Angola está dar passos significativos para capacitação dos profissionais de saúde

A capacitação dos profissionais de saúde é um dos desafios da comunidade médica de língua portuguesa, e Angola está a dar passos significativos nesse ramo, afirmou, esta segunda-feira, em Luanda a ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta.

A titular da pasta falava à margem do encontro de cortesia com uma delegação da comunidade médica de língua portuguesa.

Sílvia Lutucuta referiu que  estão a dar-se passos, nomeadamente  na formação e oficialização dos  profissionais para suprir as carências e melhorar a qualidade da assistência nos vários níveis.

Adiantou que esta formação especializada está a ser feita em todos os níveis, nomeadamente   nos sectores médico, enfermagem, de diagnósticos e no regime geral.

A esta altura, referiu, a grande preocupação do Ministério,  para além das especialidades de alta complexidade, é dar uma atenção especial às áreas que garantem os cuidados primários de saúde, nomeadamente na medicina familiar, cirurgia geral e pediatria.

As outras áreas com grandes carências são as de ginecologia obstetrícia, anestesia, ortopedia e neonatologia, disse.

Por outro lado, assegurou que Angola vai continuar a fortalecer o intercâmbio entre os sistemas de serviços de saúde dentro da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Já o Presidente da Comunidade Médica de Língua Portuguesa (CMLP), Carlos Cavalcante, referiu que a visita de cortesia serviu para apresentar a referida comunidade e falar sobre as suas directrizes.

Essas diretrizes têm a ver com a especialização dos médicos dos países lusófonos, bem como  sua mobilidade na CPLP e  apresentar programas de saúde pública que estão a ser promovidos e engajar todos os países membros.

Disse esperar que num prazo razoável possa ter formações de especialidades, principalmente em Portugal e Brasil para suprir as necessidades dos países de língua portuguesa, dada a imensa carência de especialistas existente.

Fez saber que as especialidades cirúrgicas pediátricas, cardíacas e de anestesia são as áreas mais candentes na comunidade médica de língua portuguesa.

Avançou a perspectiva de parcerias nos outros sectores, tanto na iniciativa pública como privada que se disponha a ajudar e a receber médicos desses países .

Segundo o responsável, inicialmente existe um projecto formativo em Cabo Verde.

Ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta © Fotografia por: Pedro Parente (Angop)

Fonte: Angop