Economia
04 Março de 2021 | 09h59

Angola aumenta produção de petróleo

A actual produção petrolífera de Angola de 1,15 milhões de barris/dia é reajustada para 1,66 milhões, um aumento de meio milhão de barris/dia.

Este indicador foi avançado esta terça-feira ao Jornal de Angola, por fontes do Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás à margem da vigésima sétima reunião do mecanismo  de concertação da Organização de Países Exportadores de Petróleo mais os países fora do grupo, também designado OPEP+, realizada por videoconferência.
O ministro angolano Diamantino Azevedo, que também preside o grupo OPEP, elogiou o senso de unidade e comprometimento da OPEP e parceiros não OPEP.

"Penso que a indústria não podia estar em melhores dias. Os programas de vacinação em torno do mundo trazem novo optimismo à indústria, depois de prolongado tempo de incerteza”, reconheceu.
De acordo com Diamantino Azevedo, o mercado energético está muito dinâmico, não só por causa da situação da Covid-19, mas também por via de conversas em torno da aceleração da transição energética.

Sobre a quebra de investimentos na indústria petrolífera nos últimos meses, Diamantino Azevedo, também presidente em exercício da OPEP, afirmou que "apesar de estar em voga a opção pelas energias renováveis e transição energética global, o petróleo e o gás ainda terão importância por mais décadas, daí que são necessários e cruciais mais investimentos para evitar crises energéticas no futuro”.