Economia
06 Fevereiro de 2023 | 16h35

Angola atenta à “transição energética” para o desenvolvimento

O ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino de Azevedo, assegurou esta segunda-feira, em Cape Town (África do Sul), que Angola está atenta à transição energética, permitindo a descoberta de mais minerais para gerar desenvolvimento do país.

Ao falar à imprensa angolana, após visitar os dois Stands de Angola no Centro de Conferência Internacional de Cape Town, que alberga a feira sobre Mineração em África, conhecida como Mining Indaba, o governante afirmou que a transição energética vai desvendar mais potenciais minerais angolanos.

Conforme o ministro, que chefia a delegação angolana a essa conferência de três dias, será dedicada uma atenção especial na promoção dos minerais para a transição energética com o fito de incentivar a sua prospecção e pesquisa, um desiderato que faz parte do Plano Estratégico do país.

Diamantino de Azevedo sublinou que a prospecção de novos minerais, no quadro da tranisção energética, é um passo importante para se continuar com o processo de desenvolvimento de Angola.

"Minerais Críticos para Transição Energética” é um dos temas que o país trouxe para apresentar no certame, no dia (7) dedicado a Angola.

O Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás (MIREMPET) vai ainda apresentar  o potencial mineiro angolano e as oportunidades de investimento.

Para isso, 12 empresas representam Angola, com destaque para ENDIAMA, SODIAM, AJ SILVA, Sociedades Mineiras de Catoca, Chitotolo, Yetwene, Furi e Kaixepa, Geosondas, Minbos Resources, Ozango Minerals Hipermáquinas e Shinning Star.

A Conferência Internacional Sobre Mineração em África, conhecida como Mining Indaba, que já vai na sua 30ª edição, é o maior evento africano de investimentos no sector mineiro e este ano decorre sob lema "Desbloquear o futuro da Mineração em África”, reunindo mais de seis mil conferencistas.

Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo © Fotografia por: Francisco Miúdo - ANGOP

Fonte: Angop