Economia
06 Fevereiro de 2023 | 16h18

Angola apresenta potencialidades mineiras em conferência na África do Sul

Angola apresenta as suas potencialidades mineiras na Conferência Mining INDABA 2023, na África do Sul, promovendo também os minerais necessários para a transição energética, anunciou hoje o ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás angolano.

Diamantino Pedro Azevedo, que chefia a delegação angolana ao evento que se iniciou hoje na Cidade do Cabo, assinalou que a divulgação do potencial mineiro do país visa atrair investidores para a prospecção e pesquisa desses minerais em solo angolano.

"Para esta conferência nós trazemos especificamente a promoção dos minerais que são necessários para a transição energética, não queremos com isso dizer que estamos apenas a preocuparmo-nos com os minerais importantes para a transição energética, mas divulgar o potencial que o país possui também", disse hoje o governante angolano.

Em declarações à margem da abertura desta conferência, que decorre até quinta-feira e que congrega vários operadores do setor mineiro do continente africano e não só, Diamantino Pedro Azevedo também destacou a presença de empresas angolanas no evento.

"Trazemos a parte institucional, onde damos a conhecer como as empresas podem obter os direitos mineiros para que possam desenvolver a sua actividade no nosso país, bem como as infraestruturas que já possuímos de apoio à indústria mineira", referiu.

As acções e potencialidades de Angola a nível da indústria mineira serão abordados especificamente num painel, enquadrado na conferência, agendado para terça-feira.

Segundo o ministro angolano, a delegação que chefia, com agenda bastante preenchida, deve ainda manter contactos com dirigentes de várias empresas mundiais do sector e com instituições financeiras interessadas em financiar o sector mineiro angolano.

A Conferência Mining INDABA é considerada o maior evento africano de investimentos do sector mineiro.

Fonte: NM