Sociedade
20 Março de 2023 | 10h31

Abertas comportas de Laúca e Cambambe 2

A Rede Nacional de Transporte de Electricidade, RNT-EP, em função da evolução natural dos caudais do rio Kwanza, procedeu, domingo, a bertura das comportas dos aproveitamentos hidroeléctricos de Laúca e Combombe -2, localizados no médio Kwanza.

Segundo a RNT-EP, foi iniciado o processo de descarga de água, que impactará no dia-a-dia as populações ribeirinhas do Baixo Kwanza.

Visando acautelar os efeitos negativos resultantes da subida do nível de água do rio, a Comissão Técnica estabeleceu contactos com os Serviços de Protecção Civil e Bombeiros (através dos Governos Provinciais - Luanda, Cuanza Norte e Malanje, incluindo as autoridades locais), a fim de se tomarem as medidas preventivas necessárias.

A comissão apelou à máxima atenção das populações e a colaboração das instituições, para o acatamento das medidas preventivas indicadas.

A hidroeléctrica de Laúca vai produzir 2.070 megawatts de electricidade, a partir de seis turbinas de 334 megawatts cada, em duas centrais.

A parte principal da barragem vai gerar 2.004 megawatts, enquanto a ecológica tem uma capacidade para gerar 67 megawatts.

A construção da Central 2 de Cambambe apresenta uma componente geológica e geotécnica  vasta e abrangente, sendo de mencionar as escavações subterrâneas com diâmetro até 8,5m, as escavações a céu aberto da tomada de água, com 50m de altura e a central com 170m.

Algumas das principais questões a destacar prendem-se com o acompanhamento quer das escavações, quer da aplicação das soluções de estabilização, efectuando as adaptações necessárias às reais condições do maciço encontrado.

Aspecto igualmente importante diz respeito ao acompanhamento da evolução do comportamento dessas mesmas escavações, durante a fase de construção e exploração, através da implementação de um adequado plano de instrumentação e observação.

Outra questão relevante são os ensaios realizados para confirmar o adequado comportamento dos vários elementos de reforço do maciço, em particular os que incidem sobre a avaliação das pregagens.

Fonte: JA